2º Encontro do GBPSF
“Ferenczi: A clínica nos confins.”
Dias 1 e 2 de novembro de 2019.
2º Encontro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi, uma colaboração entre a PUC-Rio, UFRJ, UNIRIO.
Sobre o tema
Os confins de um território são as regiões que se estendem para além dos centros e de suas bordas bem delimitadas, garantidas. As bordas dão a ideia de término, limite, fronteira, mas os confins sugerem a possibilidade de ir adiante. Transformar as bordas em confins foi o projeto de Ferenczi em todos os planos da psicanálise: propôs modos de pensar transdisciplinares, experimentou inovações clínicas e implicou-se como ninguém na relação com seus pacientes. Por esse motivo, os analistas contemporâneos são todos seus herdeiros. Ferenczi colocou à prova o dispositivo psicanalítico, explorou os seus limites e criticou todo engajamento transformado em exercício de submissão, em sujeição hipnótica a uma causa ou às palavras de um mestre.
A disposição para transpor e interrogar as bordas da psicanálise leva o Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi a promover, dias 1 e 2 de novembro, na PUC do Rio de Janeiro, o pré-congresso “Ferenczi: a clínica nos confins”. Nas mesas-redondas vamos discutir a experiência psicanalítica em seus confins; nas rodas de conversa, apostamos na horizontalidade, visando a produção coletiva dos questionamentos.
Sobre as rodas de conversa
Pensamos a roda de conversa como uma conversação horizontal, capaz de produzir questões não formuladas antes dessa experiência coletiva. Apesar de contar com a figura do propositor, seu papel não deve ser o de centralizar a discussão em torno de sua visada, suas hipóteses e seus referentes teóricos. A importância do propositor é tão simplesmente delimitar um tema, um campo ou uma ou mais perguntas de onde partimos, sem qualquer compromisso firmado pelo grupo em seguir seu itinerário. Supomos que a circulação da palavra produza um contexto no qual surgirão indagações e interlocuções capazes de fazer os sujeitos se sentirem construtores das mesmas e não apenas coadjuvantes do pensamento do propositor. Cabe aos mediadores serem os guardiões deste formato. Ao buscarem fazer a palavra circular, dirimindo o modelo pergunta (argumentação)/resposta comum em palestras ou mesas redondas, os mediadores são guiados em seu trabalho pela sensibilidade a esta produção coletiva. Se possível, mas não obrigatoriamente, é esperado que a final da experiência possam ser enunciadas as questões construídas pela conversação.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 01/11
8:30 – Credenciamento
8:45 – Abertura e homenagem a Chaim Samuel Katz
9:15-11:15 – MESA REDONDA I
Fragmentos, sensorialidade e expressão
Jô Gondar (UNIRIO e CPRJ) e Leonardo Câmara (UFScar)
Mediadora: Felícia Knoblock (ISFN/GBPSF).
11:15 -11:30 – Pausa para café
11:30 -13:30 – MESA REDONDA II
As derivas da clínica
Daniel Kuppermann (USP) e Carlos Augusto Peixoto Jr (PUC-Rio)
Mediadora: Fernanda Pacheco Ferreira (UFRJ)
13:30 -15:00 – Intervalo para almoço
15:00-17:00 – Rodas de conversa
simultâneas
RODA 1 – “Enlouquecer com”: o caso Ferenczi
PROPOSITOR: Eugênio Canesin (USP)
MEDIADORES: Thais Klein (NEPECC) e Marcelo Cobucci (FF)
RODA 2 – A excentricidade de Ferenczi e o materno
PROPOSITORA: Hélia Borges (FAV)
MEDIADORAS: Fernanda Canavêz (UFRJ) e Diane Viana (NEPECC)
RODA 3 – A elasticidade da técnica, as tecnologias digitais e o setting
PROPOSITORA: Daniela Romão (PUC-Rio)
MEDIADORES: Bartholomeu Vieira (GBPSF) Patrícia Saceanu (CPRJ)
RODA 4 – Tato: operadores clínicos
PROPOSITOR: Alexandre Jordão (SPCRJ)
MEDIADORES: Claudia Bernardes (SBPRJ) e Sérgio Gomes (CPRJ)
RODA 5 – Pacientes submissos e dóceis: um problema clínico-político
PROPOSITORA: Mariana Toledo (UFF)
MEDIADORAS: Renata Mello (PUC-Rio) e Bárbara Andrade (NEPECC)
RODA 6 – Neocatarse e a clínica contemporânea
PROPOSITORA: Flora Tucci (CPRJ)
MEDIADORES: Eduardo Medeiros (PUC-Rio) e Alexandre Costa (FF)
Sábado, 02/11
9:00 -11:00 – MESA REDONDA III
A dimensão social do trauma
Karla P Holanda Martins (UFC) e Eliana Schueler Reis (EBEP-RJ)
Mediadora: Regina Herzog (UFRJ)
11:00 -11:15 – Pausa para café
11:15 -13:15 – MESA REDONDA IV
O trauma e o feminino
Palestrantes: Luís Martin Cabré (APM / IPA) e Teresa Pinheiro (NEPECC / UFRJ)
Mediador: Julio Verztman (UFRJ)
13:15 -15:00 – Intervalo para almoço
15:00 – Assembleia restrita aos membros do GBPSF
-
Abertura da 14ª Conferência Internacional Sándor Ferenczi
Confira o vídeo de abertura da 14ª Conferência Internacional Sándor Ferenczi - Psicanálise entre catástrofe e criação: perspectivas e movimentos!
-
Intervenção Urbana | 14ª Conferência Internacional Sándor Ferenczi
Reunimos um animado grupo de psicanalistas disposto a grafitar pelas ruas de São Paulo. Uma iniciativa lúdica que teve como objetivo não apenas divulgar a 14ª Conferência Internacional Sándor Ferenczi, mas também ressaltar o espírito de contemporaneidade que anima o evento, a cidade de São Paulo e o pensamento ferencziano.
Kleber Pagu, nosso guia nessa empreitada, diz que a arte urbana é, também, uma terapia pela fala. Em uma sociedade tão desigual e injusta como a brasileira, poucas pessoas têm acesso aos lugares de fala instituídos, e o grafiti, considerando-se suas dimensões e possibilidades, dá voz aos subalternizados que não encontram espaços reconhecidos na vida social. Foi pensando nisso que desenhamos a comunicação da 14ª Conferência Internacional de Psicanálise Sándor Ferenczi, representando o autor a partir dessa perspectiva.
-
Psicanálise e Neoliberalismo: Projeto inquietações clínico-políticas do GBPSF
Na 12º edição do programa, recebemos os convidados Joel Birman (membro emérito do grupo) e o convidado Ernani Chaves para debater sobre o tema do Neoliberalismo.
Informamos:
Houve um problema com o áudio durante alguns momentos da transmissão, lamentamos.
GBPSF
-
Inquietações Clínico-Políticas: Bacharelado e outras imposturas: a formação psicanalítica hoje.
O primeiro inquietações do ano de 2022 traz o importante debate sobre o Bacharelado e a formação dos psicanalistas.
Com: Ana Sigal
Alexandre Jordão
Daniel Kupermann
-
Ferenczi com Winnicott. Projeto Inquietações Clínico-Políticas
Trazemos ao grande público mais um evento interno do GBPSF em que Luiza Moura e Sérgio Gomes debateram o entrelaçamento de Ferenczi com Winnicott.
Mediação de Paulo Emílio Pessoa Cabral
-
Dificuldades Técnicas de uma análise de Histeria com Maria Nilza.Podcast do GBPSF
A psicanalista Maria Nilza Campos, aborda o artigo Dificuldades Técnicas de uma análise de Histeria, que inaugura as experimentações clínica de Ferenczi com a Técnica Ativa
-
a confusão de línguas entre o adultos e a criança com Auterives Maciel. Podcast do GBPSF
Auterives Maciel fala sobre uma intercessão entre Ferenczi com Deleuze e Guattari, propondo uma relação entre a confusão de línguas entre o adultos e a criança, texto de Ferenczi de 1933 e a noção de maior e menor que Deleuze e Guattari apresentam em diversos momentos das suas obras. Nesta intercessão ele aproxima a linguagem da ternura do infante com o uso menor da língua proposto por Deleuze e Guattari, para politizar a atitude de Ferenczi, situando-o no âmbito da contemporaneidade. Com isso ele constr´[oi = junto com Mariana Toledo Barbosa e Mauro de Carvalho- a língua menor da ternura.
-
Análise de crianças com Adultos com Daniela Romão. Podcast do GBPSF
Nesse episódio, Daniela Romão comenta o texto "Análise de crianças com adultos”. Deste célebre trabalho de Ferenczi, são destacados os temas do trauma e do manejo do psicanalista nas situações regressivas experienciadas por seus pacientes.
-
O Problema do Fim de Análise com Fernanda Pacheco-Ferreira, podcast do GBPSF
Neste episódio, Fernanda Pacheco-Ferreira comenta o texto "O Problema do Fim de Análise", de 1927. Destaca-se a crítica de Ferenczi às análises didáticas e sua sensibilidade e inventividade clínicas nos casos difíceis.
-
Diário Clínico - Caso RN. Podcast do GBPSF com Lizana Dallazen
Nesse episódio, a psicanalista Lizana Dallazen, doutora em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo (USP), membro do GBPSF, e autora do livro a Perlaboração da Contratransferência apresenta: "Diário Clínico - Caso RN", livro polêmico de Ferenczi que aborda o tema da análise mútua.
-
Ferenczi com Balint. Projeto Inquietações Clínico-Políticas
Em Semtebro, o GBPSF fez mais uma rodada de seu projeto de estudos e debate, dessa vez, sobre o trabalho de Balint. Na ocasição, contamos com as apresentações de Carlos Augusto Peixoto Junior e Ludmila Pitrowky, mediação e comentários, Marcos Paulo Shiozaki.
-
Reflexões psicanalíticas sobre os tiques com Julio Verztman. Podcast do GBPSF
Neste episódio, o psicanalista Julio Verztman procura demonstrar como a problemática dos tiques, examinada por Ferenczi, o conduziu para temas muito mais abrangentes, tanto do ponto de vista clínico quanto teórico. Serão examinados, mais especificamente, os aspectos desta psicopatologia particular, o sistema mnêmico do eu e certas concepções sobre o trauma ali sugeridas.
-
Transferência e Introjeção com Maria Manuela Moreno. Podcast do GBPSF
Nesse episódio, Maria Manuela Moreno apresenta o texto "Transferência e Introjeção", de 1909 , em que Ferenczi conceituia o processo de introjeção a partir da ampliação da compreensão a prespeito dos mecanismos de rtansfeRência e deslocamento psíquicos, designando um lugar fundamental para o outro na constituição do psiquismo. Desde esta perspectiva, FErenczi reflete ainda acerca da hipnose e da sugestão.
-
Sintomas Transitórios com Eliana Schueler Reis Podcast do GBPSF
Nesse episódio a psicanalista Eliana Schueler Reis discute a importância dos sintomas transitórios na obra de Ferenczi, relatando uma variedade de manifestações expressivas corporais e como isso repercute ao longo de suas experimentações clínicas.
-
A elasticidade da técnica psicanalítica com Clarice Tesch. Podcast do GBPSF
Desenvolver uma técnica psicanalítica elástica sem nos desviarmos dos parâmetros da Psicanálise é um dos desafios da clínica na atualidade. No texto "A elasticidade da técnica psicanalista! Ferenczi ressalta a necessidade do analista fazer modificações na técnica analítica clássica para melhor atender às especificidades de cada caso, estabelecendo uma relação de autenticidade e confiança sem no entanto se deixar levar por reações contratransferenciais.
-
O problema da afirmação do desprazer com Alexandre Jordão. Podcast do GBPSF
A objetividade plena é possível? Até que ponto nossa relação com a realidade efetiva das coisas consegue ultrapassar os limites platônicos das aproximações imprecisas? Neste episódio, Alexandre Jordão discute o quanto o nosso contato com a realidade é problemático e sempre precário invariavelmente realizado a contragosto e sempre deixando margem para sua recusa delirante. Além disso, aborda alguns aspectos inerentes à dinâmica e à economia psíquicas envolvidas neste processo.
-
Perspectivas da psicanálise.com Marcelo Bouwman. Podcast do GBPSF
O médico e psicanalista Marcelo Bouwman, membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi , aborda o ensaio "Perspectivas da psicanálise", escrito conjuntamente por Ferenczi e Otto Rank, no ano de 1924
-
Consulta médica- uma entrevista com Ferenczi. Podcast do GBPSF
O que podemos imaginar de um encontro entre um psicanalista e um escritor húngaro no derradeiro ano da primeira guerra mundial? No episódio a seguir, Diane Viana apresenta no entrelaçamento da psicanálise e da literatura húngara e o tema da guerra discutido nesse fascinante encontro. "Consulta médica" é o titulo desse texto derivado da entrevista que Ferenczi concedeu ao escritor Kosztolányi na Budapeste de 1918
-
A criança mal acolhida e sua pulsão de morte com Fábio Belo. Podcast do GBPSF
No texto "A criança mal acolhida e sua pulsão de morte", Ferenczi aponta as consequências clínica da ausência de hospitalidade no início da vida de uma criança.
-
Psicanálise e pedagogia. Podcast do GBPSF com Gustavo Dean Gomes
"Psicanálise e pedagogia" é o primeiro texto em que Ferenczi discute, após seu contato com a psicanálise, o problema da constituição psíquica saudável e patológica da criança
-
Do alcance da ejaculação precoce. Podcast do GBPSF com Flora Tucci
Neste episódio a psicanalista Flora Tucci nos apresenta "Do alcance da ejaculação precoce" (1908) , que foi o primeiro texto psicanalítico de Ferenczi publicado.
-
Um Pequeno homem-galo. Podcast do GBPSF com Cassandra França
Neste episódio de nosso Podcast, Cassandra França comenta o texto "Um pequeno homem-galo" ilustrando o que vem a ser "o infantil" para Ferenczi e para a psicanálise - trilha necessária nos caminhos de busca pelo trauma perdido.
-
Ferenczi e os franceses: Projetos inquietações clínico-políticas do GBPSF
No evento de 10/7/21 Fábio Belo e Thais Klein debateram a relação dos psicanalistas franceses com a obra de Sándor Ferenczi em um evento interno, mediado pelo colega Alexandre Costa.
Produção: Equipe de comunicação do GBPSF
-
Palavras Obscenas: Contribuição para a psicologia do período de latência. Podcast do GBPSF
por que os palavrões produzirem reações afetivas intensas entre quem fala e quem escuta? Por que o em algum momento da infância dizer palavras de contudo sexual provoca reações de riso, rubor ou agressividade? Se você já teve alguma curiosidade sobre o assunto, saiba que não está sozinho. Sándor Ferenczi escreveu sobre o tema em seu artigo "Palavras Obscenas: contribuição para a psicologia do período de latência." Nesse episódio de nosso podcast, vamos falar de palavras obscenas, palavrões palavras tabu, na companhia de Denise Salomão Goldfjn psicanalista e membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi.
Deixe um comentário